Pesquise

sábado, 6 de agosto de 2011

Google gasta apenas 0,01% de energia gasta do planeta

Um levantamento realizado por Jonathan G. Koomey, professor de engenharia civil e ambiental da universidade de Standford, nos EUA, mostra que o consumo de eletricidade dos centros de dados ao redor do mundo foi contido por novas tecnologias de economia de eletricidade e “pela recessão de 2008″, fazendo com que eles gastassem menos eletricidade do que o esperado por analistas da indústria.


Será que o Google precisou se adaptar?
Em 2007, a agência nacional de segurança ambiental dos EUA previu que o aumento da demanda por serviços da web faria com que o consumo de eletricidade dos datacenters dobrasse entre os anos de 2005 e 2010. Mas segundo o estudo de Koomey, tal número cresceu “apenas” 56% em todo o mundo do período e 36% nos EUA.

“Principalmente por causa da recessão, mas também por conta de algumas mudanças de como os datacenters são projetados e operados, o crescimento do consumo de eletricidade foi menor que o esperado. E isso é uma grande história”, afirmou Koomey ao New York Times.

Conhecido por fazer investimentos em fontes alternativas de energia, o Google atualmente conta com 900 mil servidores, responsáveis por hospedar seus serviços de buscas, Gmail e o YouTube — que a cada minuto recebe 48 horas de vídeos de seus usuários.

Segundo os dados, a gigante da web consome 0,01% da eletricidade global, ou 1% da energia usada pelos centros de dados ao redor do mundo. Juntos, eles utilizam 1,5% de toda eletricidade gerada no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário