Pesquise

sábado, 30 de julho de 2011

Criando um Pen drive "bootavel"


Esse tutorial ensinará a você criar um pená drive "bootavel" com os SO W7 e Vista,pra quem não sabe o que é isso,é simples,com esse Pen drive você poderá formatar o seu computador sem o uso da mídia,e sim,usando o Pen drive.

Antes de começar um aviso importante: O PEN DRIVE TEM QUE SER DE NO MINIMO 4 GB

Abra o prompt de comando como administrador,clicando com o botão direto do mouse sobre o seu ícone e escolhendo a opção "Executar como administrador"

No prompt, rode o comando diskpart. Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, quando estiver carregado aparecerá à esquerda DISKPART>.
No prompt dele, digite:
list disk
Tecle enter após os comandos em vermelho, em cada linha (antes que me perguntem...).
Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda.
Agora selecione o disco, digitando:
select disk 1
Cuidado para não digitar o número errado, senão você excluirá os dados de algum dos seus discos rígidos. Troque o número 1, naturalmente, pelo número correspondente ao seu pen drive.
Rode estes comandos, dando enter após cada linha:
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS
assign
exit
Você sairá do diskpart, mas ainda não terminou.
Nota: você poderia formatar o pen drive pela interface gráfica do Windows, mas seria necessário recorrer ao diskpart para marcar a partição como "ativa". Por isso vale a pena citar os passos já no diskpart :)
Coloque no drive de CD/DVD a mídia do Windows que você quer copiar para o pen drive (lembre-se, Vista ou Seven, aqui não vale para o XP).
Ainda no prompt (mas já fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade D:, digitaria:
d:
cd d:\boot
Isso te leva para a pasta boot, do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootável. Assim:
bootsect /nt60 e:
Onde E: é a letra da unidade do pen drive. Ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou uma partição e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concluído o pen drive deve ter aparecido no "Computador" do Windows Explorer. Caso não, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra será atribuída a ele. Agora lidamos com a partição, não com o número identificador do disco como foi feito ao usar o diskpart.
Dado o bootsect como explicado, o pen drive é bootável para o Windows Vista ou 7. Só que ele não tem os arquivos do sistema em si.
Agora vem a parte mais fácil, sem segredos: copie todo o conteúdo do DVD para o pen drive. Você pode pular as pastas de documentação ou extras, mas mantenha as essenciais. Na dúvida, copie tudo.
Você pode copiar usando o Windows Explorer mesmo, desde que copie "certo", deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, e não criando uma pasta dentro do pen drive e nela colando o conteúdo do DVD (isso ocorreria se você copiasse o DVD clicando no ícone do DVD com o direito, na janela Meu Computador, e colando depois dentro do pen drive).

Pronto o seu Pen Drive "bootavel" está pronto.....


Duvidas?Comentem ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário